Descobrimento em ambiente digital. . .

Estruturalismo

    Nos primeiros anos da evolução da Psicologia como disciplina científica distinta, esta foi profundamente influenciada por Wilhelm Wundt que determinou o objecto de estudo, o método de pesquisa, os tópicos a serem estudados e os objectivos da nova ciência.
    Wundt formou-se em Medicina e ficou particularmente conhecido pela criação do Primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, o que permitiu
atingir o seu principal objectivo que era contribuir para o processo de autonomização da psicologia relativamente à filosofia.
    Tanto para Wundt, como para os seguidores do estruturalismo, as operações mentais resultam da organização de sensações elementares que se relacionam com a estrutura do sistema nervoso, por isso procurou decompor a mente nos seus elementos mais simples, sendo esses, as sensações.
Wundt recorre aos métodos experimentais das ciências naturais, particularmente às técnicas usadas pelos fisiologistas, e adaptou os seus métodos científicos de investigação aos objectivos da Psicologia. Desta forma, a fisiologia e a filosofia ajudaram a moldar tanto o objecto de estudo da nova ciência com os seus métodos de investigação.
    Wundt define como objecto da psicologia o estudo da mente, da experiência consciente do Homem - a consciência -  e para atingir estes seus objectivos, Wundt utiliza como método de estudo a introspecção controlada, que consistia na observação de experiências resultantes de uma situação experimental. Através da introspecção, os sujeitos descreviam as suas percepções resultantes de estímulos visuais, auditivos e tácteis.
    As áreas investigadas por Wundt abrangeram os domínios da sensação, percepção, atenção, sentimentos, reacção e associação. Com todas estas suas contribuições foi considerado por muitos o "Pai da psicologia experimental"

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode