Descobrimento em ambiente digital. . .

Psicologia Aplicada - Psicologia do Desenvolvimento

08-06-2010 03:30

 

· Como definir a Psicologia do Desenvolvimento?

A Psicologia do Desenvolvimento é a parte da Psicologia que se ocupa do estudo dos processos de mudança psicológica que ocorrem ao longo da vida humana. Mais concretamente, as mudanças que interessam aos psicólogos do desenvolvimento são aqueles que se relacionam aos processos de desenvolvimento das pessoas, os seus processos de crescimento e às suas experiências de vida significativas. Um aspecto a realçar é o de que a Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano de um ponto de vista científico. As mudanças psicológicas, comportamentais e de funcionamento que ocorrem no ser humano ao longo do tempo (as mudanças desenvolvimentais) têm relação com três grandes factores 1) a etapa de vida em que a pessoa se encontra; 2) as circunstâncias culturais, históricas e sociais nas quais a experiência transcorre e 3) as experiências particulares de cada um e não generalizáveis a outras pessoas. Enquanto o primeiro destes factores introduz uma certa homogeneidade entre aqueles que se encontram numa determinada etapa (por exemplo, os adolescentes), o segundo introduz uma certa homogeneidade entre aqueles que têm em comum o facto de viverem numa mesma cultura, no mesmo momento histórico e dentro de um determinado grupo social (por exemplo, cultura ocidental, década de noventa, classe média) e o terceiro introduz factores idiossincráticos que fazem com que o desenvolvimento psicológico, apesar de apresentar semelhanças de umas pessoas para as outras, seja um fenómeno irrepetível que não ocorre da mesma maneira em dois indivíduos diferentes.

 

Embora durante muito tempo a expressão “Psicologia do Desenvolvimento” fosse utilizada de facto para se referir aos processos de desenvolvimento psicológico da infância e adolescência, os psicólogos do desenvolvimento foram aceitando progressivamente que o seu objecto de estudo é toda a vida das pessoas e os processos de mudança psicológica que nela ocorrem. O desenvolvimento continua depois da adolescência e, de facto, não deixa de ocorrer ao longo da vida humana.

 

Nota: a “Psicologia do Desenvolvimento” tem essencialmente duas dimensões – dimensão da descrição (componente concreta, o ponto de partida de qualquer explicação) e dimensão da explicação (componente teórica, baseada no suporte empírico). 

Contatos

Edgar Baptista Heribar Estrela

edgar_cdn@hotmail.com & heribarestrela@hotmail.com

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode